IMPLANTE DE MAMAS

 

Nada marca mais a mulher do que a forma dos seios. A cirurgia plástica trata-os em um capítulo à parte, aumentando, reduzindo ou até reconstruindo.


• Mamoplastia de Aumento: a cirurgia de aumento de mama utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez. Os implantes também podem ser utilizados para reconstruir a mama após a mastectomia ou lesão.


• Mamoplastia Redutora: a redução de mama remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o seu corpo e aliviar o desconforto associado com seios muito grandes.


• Mastopexia: conhecida como cirurgia de lifting de mama, a mastopexia reposiciona a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido para compor o novo contorno da mama.


• Reconstrução Mamária: a reconstrução da mama é conseguida através de várias técnicas de cirurgia plástica que tentam restaurar a mama, considerando-se a forma, a aparência e o tamanho após a mastectomia

 

O QUE É A CIRURGIA DE AUMENTO DE MAMA?


Também conhecida como mamoplastia de aumento, a cirurgia de aumento de uma mama utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perca de peso ou gravidez.


O PROCEDIMENTO É INDICADO PARA MIM?


A mamoplastia de aumento é um procedimento individualizado e você deve fazê-lo para si mesma, não para satisfazer a vontade de alguém ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.


O aumento de mama pode ser uma boa opção para você se:


– Você estiver fisicamente saudável;
– Você tiver expectativas realistas;
– Seus seios estiverem totalmente desenvolvido;
– Você estiver incomodada com a sensação de que seus seios são muito pequenos;
– Você estiver insatisfeita com seu seios devido à perda de forma e de volume após a gravidez, à perda de peso ou ao envelhecimento;
– Seus seios diferirem em tamanho ou forma;
– Uma ou ambas as mamas não se desenvolveram normalmente.


ESTEJA PREPARADA PARA DISCUTIR


– A razão pela qual quer fazer a cirurgia de aumento de mama, suas expectativas e resultados pretendidos;
– As condições médicas, alergia medicamentosa e tratamentos médicos;
– O uso atual de medicamento, vitamina, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas;
– Cirurgias prévias;
– Histórico familiar de câncer de mama e resultados de mamofrafias ou biópsias anteriores.


RISCOS E INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA


A decisão de se submeter à cirurgia de aumento de mama é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios estarão de acordo com seus objetivos e se os riscos e possíveis complicações são aceitáveis.
Se o cirurgião plástico e/ou equipe irão lhe explicar, e detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual irá se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.


O PROCEDIMENTO É CERTO PARA MIM?


A mamoplastia de aumento é um procedimento individualizado e você deve faze-lo para si mesma, não para satisfazer a vontade de alguém ou para adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.


PROCEDIMENTO CIRÚRGICO


O que acontece durante a cirurgia de aumento de mama?


Etapa 1 –Anestesia


Medicamentos são administrados para o seu conforto durante a cirurgia de aumento de mama. As opções incluem sedação intravenosa/anestesia geral. Seu médico irárecomendar a melhor opção para você.


Etapa 2- Incisão


As incisões são feitas em áreas discretas para ajudar a minimizar que a cicatriz fique visível. Você e seu cirurgião plástico irão discutir quais opções de incisão são apropriadas para o resultado que deseja. As opções de incisão incluem:


– Incisão inframamária:
– Incisão transaxilar;
– Incisão periareolar.


As incisões variam com o tipo de implante, o volume desejado, as particularidades anatômicas e a preferência do cirurgião.


Etapa 3 – A escolha dos implantes


O tamanho e forma dos seios são importantes. Converse com seu cirurgião sobre suas expectativas. O tipo e o tamanho do implante serão determinados não apenas pelo seu desejado de aumento no tamanho, mas, também, pela elasticidade da pele, anatomia e tipo físico.


Opções de implantes mamários


Implantes de silicone são preenchidos com gel coesivo. Estes implantes têm a textura muito parecida como o tecido natural da mama. Em caso de ruptura do implante , o gel pode permanecer no interior do invólucro. A ruptura de um implante de silicone não diminui a mama, logo você deve consultar seu cirurgião plástico regularmente para garantir que os implantes estejam em condições normais. Exame de ultrassom ou de ressonância magnética podem avaliar a condição do implante mamário.


Etapa 4 – Inserção e colocação do implante


Após a incisão, determina-se o local onde a prótese mamaria será inserida:
– Sob o músculo peitoral (colocação submuscular);
– Diretamente atrás do tecido mamário, sobre o músculo peitoral (colocação submamária / subglandular).


O método para inserir e posicionar os implantes depende do topo de implante, do volume pretendido, de particularidades anatômicas e de recomendações do cirurgião.


Etapa 5 – Fechando as incisões


As incisões são fechadas com suturas por camadas no tecido da mama e com suturas, colas ou adesivos para fechar a pele.


Etapa 6 – Resultados


Os resultados da cirurgia de aumento de mama são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço diminui.


7-RECUPERAÇÃO


Muitos pacientes têm dúvida sobre aumento de mama e o período de recuperação. Embora muitos fatores estejam envolvidos, o período de recuperação pós-cirúrgica geralmente é de 24 a 48 horas, seguido de um período de repouso de alguns dias. Provavelmente, você irá sentir dor e inchaço por algumas semanas. Exercício físico e atividades normais serão liberados seguindo orientação de seu cirurgião plástico.


8-VOCÊ RECEBERÁ INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS, INCLUINDO:


Como cuidar de seus seios após a cirurgia de aumento de mama, medicamentos para tomar por via oral para reduzir o risco de infecção e quando retornar para acompanhamento com o cirurgião plástico.


9- AO RECEBER ALTA


Se você sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrerem, você pode precisar de internação e de tratamento adicional. A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de serem esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir os melhores resultados com único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia.


10- RESULTADOS


É importante saber que os resultados da cirurgia de implante de mama não são permanentes e os mesmos podem exigir substituição ao longo da vida. Você deve fazer acompanhamento com seu cirurgião plástico para discutir mudanças em seu seios. Com o tempo, seus seios podem mudar devido ai envelhecimento, às oscilações de peso, a fatores hormonais e à gravidade. Se, depois de alguns anos, você se tornar insatisfeita com a aparência de seus seios, você pode optar por se submeter a um procedimento de lifting de mama ou troca.